Muitas vezes procuramos alguns refúgios para encontrarmos a paz, as vezes percorremos distâncias enormes para encontrá-la, eu mesmo estive no final de 2008 no mosteiro Zen Budista, que fica localizado em Ibiraçú, município do Espírito Santo, realmente é um lugar que nos tranquiliza muito, confesso que fiquei surpreso ao encontrar pessoas de diversas religiões com o mesmo objetivo, isto mostra que no final todos estaremos juntos, aconselho inclusive que ao visitar o mosteiro participem de toda a programação, principalmente do momento de meditação, mas é importante também que tenha um momento sozinho para que, quando estiver "perdido em seus pensamentos", possa sentir melhor o canto dos pássaros, o vento e a beleza do lugar. Quando voltei para casa descobri que o mosteiro me tranquilizou mas foi dirigindo e ouvindo umas roads songs que encontrei a paz, e ela não estava muito longe, e descobri o que deveria ser óbvio, ela na verdade estava dentro de mim.
Uma resposta a essa pergunta realmente requer um ensaio inteiro. Mas basicamente, eu diria que a paz não se deve a circunstâncias externas. Se não temos paz interior, não é porque há algo errado com o mundo exterior. A paz interior é um subproduto direto da própria mente da pessoa, não importa quais condições externas possam existir. Todas as coisas dependem das motivações internas da pessoa. A paz surge agora, na nossa realidade presente, como um resultado direto de todas as ações que tenhamos tomado no passado e de acordo com a nossa motivação interna. Se experimentamos a paz agora, é um resultado de toda a bondade, bons trabalhos e ações compassivas que realizamos anteriormente. E se agora nos falta paz interior, se agora estamos tendo dificuldades, deve-se diretamente a termos sido difíceis antes. Isto é, nossas intenções e ações impuras voltarão para nós como a falta de paz interna.
ResponderExcluirParabéns Marcos pela iniciativa. Devemos sempre refletirmos sobre esse tema.
Marilene Alves P. Cabral
fala Marcao...
ResponderExcluirExcelente materia...acredito que todos nós temos uma paz interior..mas as vezes é necessario distanciarmos e reativar essa paz que existe dentro de nós...que muita das vezes nem percebemos, e que é de extrema importancia em nossas vidas...
abraços....
Jose Augusto