quinta-feira, 14 de maio de 2009

Psicologia e Jogos Eletrônicos

Os jogos eletrônicos (vídeo games, computadores, etc...) contribuem para o desenvolvimento intelectual ou contribuem para a formação de adultos menos humanizados? Esta é uma discussão polêmica e que deveria ser provocada por entidades educacionais juntamente com profissionais da área de psicologia, informática e adultos adeptos deste tipo de diversão. Acredito que existam jogos com uma tendência muito forte de estímulo a violência, por outro lado também existem jogos que contribuem para estimular o raciocínio, portanto é fundamental que em uma discussão desta seja levado em conta as duas situações, o que eu vejo de lógico em tudo isto é a certeza de que os pais precisam acompanhar seus filhos e, por que não?, jogar também com eles pois assim poderá entender melhor a influência do jogo, assim como, se os professores passarem a discutir este assunto com os alunos poderão saber mais, e não posso deixar de fazer um questionamento; assim como os filmes são julgados e censurados, os jogos também deveriam passar por uma avaliação?

Um comentário:

  1. Jogos eletrônicos desenvolvem o raciocínio, da mesma forma que jogos de tabuleiro. O que apenas mudou foi à mídia de interação, mas acrescentaram-se formas de para-realidade mais complexas. Para não afundar no mundo virtual, é importante que a criança tenha um espaço vivo no mundo real. Não seja apenas um espectador, que obedeça a regras, limites e horários, mas também que aprenda a ter opinião própria, e raciocine compreendendo o todo, discutindo e participando do contexto social que vive.

    Mery

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário